segunda-feira, 21 de julho de 2014

5 meses de Austrália!!

Estou de volta!

Infelizmente tive que me distanciar do blog por alguns motivos maiores. Eu acabei mudando para um apartamento onde não tinha internet e tivemos que aguardar quase 2 meses para instalação do serviço. O prazo médio é de até 20 dias mas acabamos mudando de operadora na primeira solicitação pois vimos um plano melhor em outra empresa (assunto que pretendo falar nos próximos posts).

Este post (com objetivo de re-acender o blog) é para falar basicamente da experiência destes 5 meses morando na Austrália. Há muitos tópicos a serem falados e que se eu colocá-los neste aqui ficará muito grande. Portanto, serei breve em alguns comentários pertinentes em relação ao estilo de vida na Austrália e o estudo do inglês.

Bom, nestes 5 meses pude perceber o quanto este país precisa nos ensinar com relação à civilidade e crescimento e ao mesmo tempo grande atenção ao volume de imigração ao País.

Atualmente a Austrália possui uma população em torno de 24 milhões de pessoas - fonte, em torno de 38% são descendentes de Australianos e 36% Ingleses - fonte. Em 2010, 2 milhões de Asiáticos nasceram na Austrália - fonte e que de cada 10 anos este número irá dobrar. Os números demonstram a Austrália está se tornando uma população mista como dos Brasileiros.

O governo Autraliano (no caso de Perth), continua massivamente investindo em infra-estrutura. É visível o ritmo acelerado de obras, seja de prédios de escritório e residenciais, linhas de trens e estádio. Estima-se que em 10 anos Perth será tão numerosa em população quanto Sydney (não encontrei fonte, mas este tópico foi apresentado em noticiário local).

Com estas informações, é de suma importância saber que o Governo precisa de mão-de-obra qualificada. Esta lista de pessoas são divulgadas no site do governo e modificadas sempre no primeiro dia de julho de cada ano. Todas elas requer certificação IELTS de nível 6 acima de acordo com a pontuação a ser feita para ser elegível ao processo de migração (não entrarei em detalhes neste assunto. Recomendo a consulta de um agente de imigração).

Diante disto, para quem deseja imigrar para a Austrália, eu recomendo fortemente o estudo do inglês. Se você QUER realmente morar aqui, sua área está elegível para migração, seu diploma de bacharel e/ou MBA pode ser reconhecido, se você tem recurso financeiro para poder se bancar enquanto estuda (falarei da relação trabalho x estudo em próximo post), arriscar esta oportunidade pode ser boa. Tudo vai depender de quanto você irá se dedicar no estudo do inglês para tirar a certificação IELTS e é neste ponto que eu queria chegar.

Depois de 5 meses morando na Austrália, se eu pudesse resumir em uma única palavra como está sendo meu estudo eu diria: SUPERAÇÃO. Meu inglês ainda não está adequado para a nota necessária do IELTS 7.0 em todas as modalidades, mas alguns pontos que venho percebendo de melhoria ao longo deste tempo eu diria:

1- noticiário: o entendimento de reportagens agora está muito mais claro do que antes. Nos primeiros meses, era difícil entender o que o apresentador dizia, especialmente pois o formato falado em jornal é diferente do conversado. Isso é um ótimo treinamento para desenvolver a habilidade do listening.

2 - gramática: tudo que possa ser imaginado é estudado em 6 meses. Todos os tempos verbais, preposições, artigos, advérbios, adjetivos... é muita informação no qual um inglês nativo estuda em 10 anos e temos que absorver em 6 meses. O que estou fazendo agora é redigindo um documento com tudo que eu aprendi (uma espécie de apostila), para poder consultar de uma forma mais rápida e daqui para frente, continuar estudando por conta própria.

3 - nível de inglês: não me considero nem de longe fluente. Mas em fevereiro comecei no low-intermediate (nível 2 de inglês), fui para o higher e agora estou fazendo o Cambrige FCE. Ainda tenho muito que estudar, mas comparado a alguns alunos que começaram na mesma semana que eu comecei, me sinto satisfeito pelo andamento. Alguns destes alunos permaneceram em níveis inferiores, seja por não dedicação ao estudo ou por simplesmente não estar motivado a aprender (apenas permanecer na Austrália como estudante e trabalhando é suficiente para este tipo de pessoa, infelizmente).

4 - ielts: tive 2 semanas de estudo de IELTS apenas e minha primeira prova teve overall 5.5 (W=5.5, L=5.5, S=5.5, R=6). Meu próximo passo é estudar para conquistar o 7.

5 - trabalho: estou trabalhando, fazendo alguns shifts. Como minha esposa está trabalhando também, é possível manter as contas em dias sem tirar dinheiro do Brasil.

6 - trabalho 2: quase consegui um emprego na Amazon de Sydney. Só não pude trabalhar por causa do meu visto de estudante. Uma penas =(

Bom, basicamente estes são os pontos importantes referente à vida na Austrália relacionado ao estudo de inglês. Os próximos posts quero correlacionar todos este itens para poder ajudar em quem estiver lendo este blog, ter uma visão melhor do que é estudar/viver na Austrália, antes de tomar a decisão de jogar tudo para o alto e vir morar aqui. Eu espero que, assim como eu, você tenha uma visão mais realista do que você irá enfrentar aqui, pois nem tudo são flores como todos dizem e/ou os agentes de migração passam.

Grande abraço!!

Um comentário: