terça-feira, 11 de março de 2014

E de repente um mês!!

Um mês em Perth... parece que foi ontem que cheguei e um mês já se passou!

O que posso falar da experiência até agora?

Em Perth aprendi que:

1 - Viver na Austrália e especificamente em Perth é como viver em uma cidade litorânea, mas com clima de interior. Tudo aqui é bem tranquilo, as pessoas são calmas e bem educadas e o sistema público funciona muito bem, bem diferente de São Paulo Capital!

2 - Por falar em São Paulo Capital essa é a segunda coisa que aprendi com muitos Brasileiros morando aqui e que já passaram por diversas experiências ruins: alguns ainda amam o Brasil, outros nem querem ver pela frente! Porém, aprendi a manter meus comentários mais reservados. Em certo momento havia comentado de forma negativa o que eu acho de meu país e acabei criando certa "inimizade". Coloquei em chaves mesmo pois não é nada de mais, mas percebo que há muitas pessoas aqui que levantam a bandeira, falam bem do Brasil e querem voltar para lá. Geralmente essas pessoas não moram na Capital, muitas delas no Sul e no interior de SP. De fato as coisas por lá são muito melhores. Eu amo o Sul e com certeza se eu voltar para o Brasil será o lugar que irei viver. São Paulo Capital nunca mais.

Ninguém fala: amo o Brasil e voltarei para morar na Zona Leste e pegar busão-sardinha! Rsrs. Tem que ser muito apegado ao local, rs.

3 - Aprendi também que o Brasil SIM tem coisas fantásticas. Temos a melhor agricultura, temos um povo extremamente batalhador que quando vem para cá faz a diferença. Cada história que ouvi de cada Brasileiro aqui deveria ser escrita em um livro de auto-ajuda intitulado como "Vim, ví e virei Braussie (Brasileiro Australiano)". Todos tem histórias de superação inimagináveis e alguns possuem famílias de posse que poderia mantê-lo bem aqui, mas pela sua vontade de superação, enfrentou tudo sozinho e hoje está muito bem! Temos uma excelente biodiversidade e riquezas minerais.. enfim, temos TUDO para dar certo, mas não acontece. Temos uma concentração de população muito alta, temos péssima condição de infra-estrutura, condição social, corrupção, falta de fiscalização... enfim, tudo me leva a crer que não temos como melhorar tão cedo, talvez daqui a 100 anos.. talvez.

4 - Aprendi a dar valor a o limão! $1 por limão é impensável desperdiçá-lo, rs.

5 - Aprendi que em se tratando de "odores" estamos melhores, rs. Aqui ou você se acostuma ou volta para o Brasil. Talvez seja pela mistura de cultura, mas o cheiro de ceçê está impregnado em tudo quanto é lugar, rs.

6 - Aprendi que na Austrália as moscas e derivados são muito chatos! Você está andando na rua e quando uma resolve te encher o saco, ela vai ficar ao menos uns 3 minutos!!! Rsrs.

7 - Aprendi que quando se faz um churrasco aqui, 1 segundo que você não tomou conta de seu prato, magicamente aparecem 3 moscas!! Rsrs. Tem que tomar muito cuidado!!

8 - Aprendi que na Austrália todos tem chance se fizerem a coisa certa! Estude o idioma, destrave a língua, entregue currículo, esteja apresentável e seja afável. Uma hora vai sair! Ps: não estou empregado ainda, mas acho que não vai demora muito para conseguir algo. Já recebi algumas ligações e alguns não. Isso para mim já é bom do que nada! Rs.

9 - Aprendi que existem momentos bons e ruim como em qualquer lugar, mas os momentos bons se sobrepões aos ruins quando você lembra que você está em um lugar bonito, funcional e seguro! Tudo isso supera trabalhar no Brasil (e agora eu falo em qualquer lugar) e ter medo de andar na rua a noite, de ser assaltado e morto!

10 - Aqui há uma preocupação com todo e para todos. Em certo momento houve uma conversa onde uma pessoa do Brasil teve seu filho aqui e além do ótimo tratamento no hospital, uma emfermeira foi na casa dela nos dias seguintes para ensinar a mãe como cuidar da criança. Isso pelo sistema público!

11 - Aprendi que "ostentação" é uma palavra inexistente aqui. Todos tem Iphone e Galaxy, até mendigo! Rs. Carro? Todos tem e não estão preocupados se seu carro é melhor ou não. Todos aqui podem ter Honda, Nissan, Mazda do ano... basta trabalhar desde o lixeiro até ao executivo ganham bem próximo!

12 - Aprendi que os Brasileiros que já moram na Austrália e se desligaram totalmente do Brasil ficam extremamente impressionados quando sabem que os juros anuais de um cartão de crédito beiram a mais de 200% e que juros imobiliários estão em 9% ao mês. Os juros são muito baixos aqui para a visão do Brasileiro que acabou de chegar.

13 - Aprendi que multas aqui de trânsito são extremamente caras e não sei por que o Brasil não endurece desta forma. O governo iria ganhar muito dinheiro!!

E por fim aprendi que na Austrália há as aranhas mais venenosas, que há crocodilo surfando na praia, que há água-viva em qualquer praia, que há tubarão junto com você surfando, que existem muitas baratas e que os animais mais perigosos estão aqui. Mas, no Brasil existem uma classe de animais chamado marginais, que são das piores espécies. Eles assaltam e matam você sem motivo, estupram mulheres e crianças, fazem sequestros relâmpago e podem te matar também, que são flanelinhas e roubam seu dinheiro... enfim, são de tamanha variedades que dificilmente podem ser classificadas!!!

Será que a Austrália é o lugar mais perigoso mesmo?

Abs!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário