quinta-feira, 27 de março de 2014

Comparativos de crimes - Brasil & Austrália

Olá pessoal!!

Um grande amigo meu pediu para poder explicar um pouco sobre os tipos de crimes mais comuns, em especial sobre pedofilia. Acredito especialmente que este tópico é importante pois ele já é pai e a pensa assim como todos no melhor para seu filho. Quando se tem uma família formada e há a intenção de ir morar em outro país, é natural que preocupações como esta aconteçam!!

Demorei um pouco para poder fazer este post por duas coisas: ter informações interessantes pela internet e ter minhas próprias percepções! Depois de 1 mês e meio vivendo aqui, posso ter uma visão um pouco mais clara de como é o comportamento de uma criança e adolescente em Perth.

Após algumas pesquisas pela Web, encontrei este site onde é possível comparar os tipos de crimes mais comuns. Em uma busca Brasil e Austrália, encontrei estas informações:

Austrália - ranking de crimes em 2014 - fonte

Brasil - ranking de crimes em 2014 - fonte
 

Enquanto no Brasil em sétimo está o medo de ter seu carro roubado, seguido pelos rankings seguintes de crimes violentos (em comparação com 93 países), na Austrália a mesma comparação é muito baixa. O menor ranking é o de 39 sobre preocupações em ser insultado no mesmo ranking de drogas. Existem muitos rankings neste site que vale a pena gastar um pouco de tempo para entender os tipos de crimes ocorridos aqui. Recomendo a leitura.

Bom, cheguei até ponto para poder demonstrar que crime na Austrália são tipos insignificantes comparados ao Brasil. Aqui em Perth o noticiário local apresenta mais crimes relacionados à assaltos em casas (e a grande maioria deles acontecem quando ninguém está no local), furtos/roubos (no máximo o assaltante portando faca), brigas em diversos gênero e batidas de trânsito. Quando um carro capota na Freeway por exemplo é motivo de noticiário das 7:00 pm.

Sobre pedofilia, existe um excelente documento mantido pelo governo que pode ser obtido aqui onde descreve o número de casos reportados e em quais estados ocorreu. Em Western Australia (onde estou morando no momento) a relação de casos é muito pequena comparado a New South Wales (Sydney).

 Em uma pesquisa por índices no Brasil, encontrei este site onde o número de casos é muito maior que na Austrália.

Entretanto, fazendo uma comparação per-capita, somos 190 milhões de pessoas aproximadamente no Brasil contra 22 milhões vivendo na Austrália. Olhando por este lado, temos uma visão de um país com casos maiores que no Brasil correto? Nem tanto. No Brasil, se observamos o ranking apontado acima, temos uma questão de aumento de denúncias consideravelmente para os últimos anos no qual não significa que os casos aumentaram e sim, que as pessoas tomaram coragem em realizar a denúncia. Digo isto com minha visão pessoal, porém com muita certeza pois casos com violência sexual e pedofilia já circundaram em minha vida, de pessoas que relataram este ocorrido e não denunciaram, sejam por vergonha, por medo, por não conseguir provar o que ocorreu ou simplesmente por querer esquecer. Não convém neste blog demonstrar opiniões sobre este assunto, apenas demonstrar fatos.

Minha percepção sobre como uma criança vive na Austrália: vive livre destas preocupações (pais e filhos), pois é muito normal ver crianças andando sozinhas na rua, indo para escolas, pegando trem e ônibus. A visão "sexual" que se dá para uma criança isto não ocorre aqui. Até o presente momento não vi uma criança vestindo roupas que insinuam tal visão. Adolescentes já são diferentes. Usam roupas que podem insinuar a sexualidade. É comum ver adolescente usando shorts mostrando a polpa da bunda (é moda aqui na Austrália), mas ao mesmo tempo, vão à praia vestindo bikines semelhantes ao de nosso avós!

Conclusão: se você pensa vir para a Austrália já tendo um filho, venha tranquilo. Se você for residente, terá escola pública gratuita e ele será bem-tratado. Eu tenho absoluta confiança que quando eu tiver os meus, estarão em boas-mãos aqui, melhor do que se estivessem em uma escola particular no Brasil! e muito cara...

Abraços a todos!!!


Fontes:

http://www.nationmaster.com/

http://www.aifs.gov.au/acssa/pubs/sheets/rs5/

http://todoscontraapedofilia.ning.com/profiles/blogs/estatisticas-relativas-a

http://censo2010.ibge.gov.br/noticias-censo?id=3&idnoticia=1766&t=censo-2010-populacao-brasil-190-732-694-pessoas&view=noticia


Nenhum comentário:

Postar um comentário