terça-feira, 21 de janeiro de 2014

Visto, embarque, Jet Lag e derivados!!

Agora é 100% oficial!!

Visto já recebido! Passagem marcadas! Faltam apenas 2 semanas para o embarque!

 Naturalmente para qualquer um, quando a data se aproxima a ansiedade aumenta! O sono diminui e com isso acaba-se acordando mais tarde e dormindo mais tarde também. Mas isso não é ruim pois o corpo poderá ir se acostumando com o Jet Lag! Tentar fazer o corpo se acostumar com o horário maior ou menor do local de destino ajuda no processo!

Jet Lag para quem não sabe é quando você viaja para um outro local e o fuso-horário é diferente. Com isso o relógio biológico fica totalmente alterado. A cada 1 fuso-horário, leva-se um dia para o corpo se acostumar com o novo ritmo. Imagine se quando alteramos nosso relógio para o horário de verão já ficamos alguns dias desorientados com a alimentação, o que pode acontecer se irmos para o outro lado do mundo onde o fuso é de mais de 10 horas?

Existem diversas técnicas para poder fazer com que se diminua o Jet Lag. Muitos recomendam um dia antes do embarque descansar bem, dormir no avião e quando chegar no destino, ficar a parte toda do dia acordado e dormir a noite. Também recomenda-se alimentar-se apenas quando chegar no local e nos horários corretos de breakfast, lunch and dinner. Claro que não precisa passar fome durante o voo. Ingerir alimentos leves e poucos já é o suficiente. Alguns recomendam no primeiro dia a ingestão de alimentos não gordurosos e carne vermelha para facilitar a digestão do alimento e o relógio biológico se acostumar mais rápido.

Algumas pessoas na Austrália recomendaram chegar 3 a 4 dias antes do começo das aulas para poder ir acostumando o corpo e é isso que irei fazer. Meu objetivo é chegar na quinta-feira e ficar até sábado conhecendo a cidade, o itinerário, linhas que irei usar etc.

Enquanto o dia não chega, cada dia passado torna-se 2 dias vividos. É impressionante a sensação de ansiedade que se toma. É claro que estamos falando de mudanças de vida para melhor, nova cultura, novo habitat, novos amigos e que isso será muito bom, mas enquanto isso não acontece parece que o dia tem 48 horas. Não adianta ir à academia, ver os amigos, continuar resolvendo documentações (procurações, traduções juramentadas para reconhecimento da profissão etc). Tudo se torna lento.

Claro também que essa sensação deve-se ao fato de não se ter mais a rotina de trabalho. Estar "desempregado" e sem ter um objetivo no dia é péssimo. Enquanto estamos trabalhando sonhamos com nossas férias merecidas e 3 ou 4 semanas passam muito rápido. Mas quando se está desempregado, tudo muda. Até é possível viajar para algum lugar e curtir um pouco, mas fica-se a sensação que o dinheiro não será reposto (e não será, afinal você está desempregado!). Portanto, o melhor que se tem que fazer é esperar o dia!

E por falar em esperar o dia do embarque, um outro sintoma começa a se formar antes do embarque: a auto-preservação! Sair na rua se torna perigoso! Ruas esburacadas, assaltos, batidas de trânsito, brigas... a sensação que algo pode acontecer a qualquer momento exalta-se de forma nunca dantes vista. Quem me conhece sabe que esse tipo de sensação dificilmente acometeria a mim, mas acometeu. É pegar o carro e andar mais devagar e ficar atento à tudo!

Portanto, se você estiver lendo isso e estiver passando por estes mesmos sintomas, fique tranquilo. Você é normal!! rsrs.

Abs!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário