sábado, 1 de fevereiro de 2014

A educação do Australiano!

Olá pessoal!

Segue um excelente post do Jerry em http://www.brazilaustralia.com/educacao-na-australia referente à netiqueta de e-mails a um Australiano.

Muitas vezes em e-mails direcionados à clientes e entre equipes, já fui mencionado como muito formal e até em alguns momentos procurei diminuir esta "formalidade". O motivo para isto é simples: e-mails como forma de comunicação ao meu vez devem e precisam ser o mais neutro possível. Todos nós gostamos de e-mails com elogios e bons feedbacks, mas quando estamos lidando com críticas e atenção, é preciso muito estar atento na forma que esta informação será transmitida. Nunca saberemos qual será o estado de espírito do receptor da mensagem e podemos inclusive criar mais insatisfações no trabalho do que incentivo à melhorias em equipe!

Lendo-o, percebo o quanto temos, podemos e devemos aprender e melhorar nossa comunicação, seja por telefone, e-mail, sms e derivados. Somos uma população que queremos tudo para ontem, que dificilmente dizemos obrigado, bom-trabalho, parabéns (também já fui ironizado por isso). Valorizamos mais as melhorias/críticas e pouco pensamos nisto, pois entendemos que isto é o mínimo no qual o profissional precisa exercer em sua função. De fato é, mas sempre ser lembrado pelos erros é muito ruim.

Por sorte do destino, pude trabalhar nestes 10 anos em uma empresa que não seguia este padrão (falo disto neste post). Aprendi também a ser uma pessoa melhor com os membros da equipe, recebi críticas, procurei sempre buscar entender como extrair o melhor do profissional, errei muito, pedi desculpas várias vezes, perdi à cabeça em alguns e pedi desculpas novamente, enfim, sempre tive como objetivo antes de falar/escrever algo, pensar em como a informação seria recebida. Não estou dizendo que eu fui o melhor líder ou a melhor pessoa, mas posso assegurar que vendo o relacionamento de outras equipes no qual eu pude trabalhar em conjunto, posso assegurar com toda certeza que o ambiente onde eu trabalhava era muito mais harmonioso que os demais.

Lendo este post do Jerry, vejo que mais do nunca, precisarei muito aprender a respeitar o próximo. É impressionante a quantidade de pessoas que venho conversando daqui no Brasil e morando lá, o quanto são prestativas, sejam Brasileiros e Australianos e o quanto a educação está muito acima do nosso. Lá, não importa se você é um cleanner ou um executive. Todos são iguais!

Certamente será uma experiência incrível viver isto e espero tê-lo em breve!

Grande abraço a todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário